terça-feira, 26 de junho de 2012

Pesquisas Para a História do Piauí



Odilon Nunes foi historiador de renome nacional. Nasceu em Amarante em 1899 e faleceu em Teresina em 1989. A sua extraordinária cultura humanística foi conseguida como autodidata. Projetou os seus conhecimentos no campo da Educação e da História. Fundou o Colégio Amarantino, onde preparou a juventude daquela cidade para a vida, dando-lhe estrutura moral e intelectual. Foi professor e diretor da Escola Normal Oficial e do Liceu Piauiense, de Teresina. Lecionou no Colégio Castelo (Fortaleza). Técnico em Educação, foi diretor da Instrução Pública do Estado.
Odilon pertenceu à Academia Piauiense de Letras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Conselho Estadual de Educação. Doutor Honoris Causa, título conferido pela Universidade Federal do Piauí. Medalha do Mérito Joaquim Nabuco, de Pernambuco. Medalha do Mérito Visconde da Parnaíba, conferida pelo Instituto Histórico de Oeiras.
Odilon Nunes em 1984
A pertinácia, a dedicação e o ideal do professor Odilon Nunes proporcionaram um colossal acervo de dados e informações, que formaram uma fonte para a história do Piauí, assim apresentada pelas seguintes obras: O Piauí na História; Depoimentos Históricos; Os Primeiros Currais; [Pesquisas para a História do Piauí]; Economia e Finanças; Devassamento e Conquista do Piauí, entre outras.

Fonte: Ascom / FUNDAC-PI
Foto: Acervo de Maria Celeste da Cunha Lopes - gentilmente cedida por George Mendes (Plug Propaganda)
Caricatura: João de Deus Netto/Picinez

DISCURSO DE ODILON NUNES pronunciado no auditório da Universidade Federal do Piauí, dia 12/07/1974, quando lhe foi outorga do título de Doutor Honoris Causa.