segunda-feira, 28 de junho de 2010

HIGINO CUNHA


Higino Cícero da Cunha – Nasceu em 11-01-1858 - Timon (MA), faleceu em l6-11-1943 - Teresina (PI). Magistrado, professor, historiador e jornalista. Participou da Junta de Governo do Piauí. Professor da antiga Faculdade de Direito do Piauí. Juiz Municipal. Procurador dos Feitos da Fazenda Estadual. Chefe de Polícia do Estado, por duas vezes. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Presidiu a Academia Piauiense de Letras, por dois períodos. Colaborou com quase todos os jornais de sua época. Bibliografia: “Pró Veritate, Polêmica Literária” (1883); “O Idealismo Filosófico e o Ideal Artístico”; “História das Religiões no Piauí”; “A Igreja Católica e a Nova Constituição da República”; “Os Revolucionários do Sul do Brasil” (1926); “A Igreja e a Constituição de 1924” e “Memórias Autobiográficas”. Foi incluído na "Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), ambas organizadas por Félix Aires.

SAIBA MAIS:
http://poetaelmar.blogspot.com/2010/02/diario-incontinuo_26.html
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=4633&cat=Ensaios&vinda=S#


FELIX PACHECO

O introdutor da Datiloscopia no Brasil foi José Félix Alves Pacheco, nascido no dia 02 de agosto de 1879, em Teresina, Estado do Piauí, notável jornalista, poeta, escritor e homem público, foi Ministro de Estado, apesar de ter sido o introdutor do Sistema de Identificação Humana criado por Juan Vucetich, ficou mais conhecido como jornalista e literato. Félix Pacheco foi o único representante do grupo simbolista, que gravitava ao redor do poeta negro Cruz e Souza, que conseguiu chegar à Academia Brasileira de Letras. Aos 18 anos de idade, iniciou-se no jornalismo, fez parte da redação do jornal "O Combate". Em 1913, assumiu o cargo de diretor-redator-chefe do Jornal do Commércio. Ingressou na carreira política, e como político, exerceu o mandato de Deputado Federal pelo Estado do Piauí durante quatro legislaturas, sendo posteriormente, eleito Senador da República em 1921.

SAIBA MAIS:
http://www.academia.org.br/
http://leblon.com.br/r-felix.shtml


LUCÍDIO FREITAS


Lucídio Freitas nasceu em 05-04-1894, e faleceu em 14-05-1921, em Teresina (PI). Filho de Clodoaldo Freitas e Carolina Freitas. Poeta, jornalista, professor, magistrado e conferencista. Formado em Direito. Foi Delegado-Geral da Capital, servindo junto ao gabinete do governador Miguel Rosa. Foi professor da Academia de Direito do Pará e Juiz Substituto, em Belém. Foi o idealizador e o principal fundador da Academia Piauiense de Letras, sendo, posteriormente, escolhido para ser patrono da Cadeira 23. E como justa homenagem, a sede da Academia passou a denominar-se “Casa de Lucídio Freitas”. Bibliografia: “Alexandrinos” (1912), em parceria com Alcides Freitas; “Vida Obscura” (1917), versos; “Questões Processuais”; “Minha Terra” (1921), poesia; “História da Poesia” e “Literatura Piauiense”. Foi incluído na “Antologia de Sonetos Piauienses” (1972) e na coletânea “Os Mais Lindos Sonetos Piauienses” (1940), ambas organizadas por Félix Aires e no livro “A Poesia Piauiense no Século XX” (1995), de Assis Brasil.

SAIBA MAIS:
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=4632&cat=Ensaios&vinda=S

LUIZA AMÉLIA


Iniciadora do movimento romântico no Piauí, Luíza Amélia de Queirós Brandão refletira sua própria condição social, ao tornar-se objeto de seus poemas, alimentando um espírito perseverante e audacioso na mulher do século XIX. Filha de Manoel Eduardo de Queirós e Vitalina Luíza de Queirós; casou-se em primeiras núpcias, em 1859, com Pedro Nunes, que faleceria anos mais tarde. Em 26 de dezembro de 1888, coincidentemente no dia de seu aniversário, casou-se com Benedicto Rodrigues Madeira Brandão, um rico e influente comerciante parnaibano, fundador e presidente de 1901 a 1903 da “Sociedade Protetora Parnaibana”, além de Vice-Intendente Municipal no período de 1887 a 1889, na administração do Intendente Coronel Joaquim Antônio dos Santos (mais conhecido como Coronel Quincas Santos). A poetisa, nascida em Piracuruca no ano de 1838, residiu em Parnaíba, com o segundo marido, no velho sobrado colonial, revestido de azulejo português, ainda existente na Avenida Getúlio Vargas, nº 140, vizinho a ponte Simplício Dias da Silva. Não constituiu prole em ambos os casamentos, porém foi muito importante na criação e educação de seus sobrinhos, filhos de seu falecido irmão Cesário Queirós, a quem homenageou com o soneto “Ausência Eterna”. Luíza Amélia faleceu a 12 de novembro de 1898 aos 59 anos, vítima de um “câncaro” no útero, óbito este lavrado pelo então Dr. Mirócles Veras. A poetisa escreveu o soneto “Teto de Inspiração” (feito na copa de uma árvore) revelando o desejo de ter seus restos mortais sepultados à sombra de uma gameleira, fato este não consumado, porém, anos mais tarde, arrebentaria sua lápide a árvore que, ainda hoje, esbanja beleza no Cemitério da Igualdade, em Parnaíba. É autora das obras “Flores Incultas” de 1875, onde demonstra uma extrema influência de Casimiro de Abreu e uma certa pobreza intelectual; e “Georgina” de 1893 em que esbanja uma sublime poética e o desvinculo com sua influência casemira; publicados ambos em São Luís do Maranhão.


CLODOALDO FREITAS


Clodoaldo Freitas (7.9.1855, Oeiras – 1924, Teresina), cujo nome completo era Clodoaldo Severo Conrado Freitas, bacharelou-se na Faculdade de Direito de Recife, em 1880. Sua atuação sócio-cultural não se cingiu apenas ao Piauí e Pernambuco: estendeu-se por outros Estados (Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro), tendo residido em alguns desses estados e ajudado a fundar a Academia Maranhense de Letras, da qual era membro. Foi muito atuante como jornalista, político e magistrado. Mas sua ação avulta também na literatura, deixando publicados cerca de 14 obras e muitas outras inéditas. Começou com “Os Fatores do Coelhado”, 1892, obra política, e entrou pela história com “História do Piauí” (sinopse), 1902; “Vultos Piauienses” (apontamentos crítico-biográficos), 1903; “Memórias de um Velho”, romance publicado em rodapés do jornal “Pátria”, em 1905; “O Bequimão”, 1908; “Em Roda dos Fatos”, 1911; e “Contos a Teresa”, 1915. Mas praticamente, o que se conhece hoje de Clodoaldo Freitas se resume a “História de Teresina ”(1988), “Em Roda dos Fatos”(1996) e “Vultos Piauienses” (1998), todos reeditados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, a partir de 1988. Últimamente a Academia Maranhense de Letras anunciou a reedição do romance histórico “O Bequimão”, por editora do Sul, sob os auspícios do Governo do Maranhão. Literariamente foi romancista, contista, cronista e a poeta já reconhecido, embora no último gênero tenha produzido bem pouco.


AMÉLIA BEVILÁQUA


Amélia Carolina de Freitas Beviláqua nasceu na fazenda Formosa,em Jerumenha, no Piauí, no dia 7 de agosto de 1860, filha do Desembargador José Manuel de Freitas e de D. Teresa Carolina da Silva
Freitas. Amélia teve nove irmãos. Deixou a terra natal ainda criança, indo morar em São Luís (MA), onde o pai era juiz de direito e posteriormente presidente da província. Ali passou parte da infância e também iniciou sua educação, concluindo-a em Pernambuco. Amélia casou-se com o jurista Clóvis Beviláqua no dia cinco de maio de 1883.
Morou, inicialmente, em Alcântara, cidade onde seu esposo assumiu a promotoria pública. No ano seguinte, após o casamento,o casal mudou-se para Recife. Em 1906, o casal Clóvis e Amélia Beviláqua passou a morar no Rio de Janeiro, local em que a escritora faleceu, em 17 de novembro de 1946. Eles tiveram quatro filhas. Amélia Beviláqua iniciou cedo sua vida literária, quando estudante em São Luís. Colaborou com o jornal do colégio, publicando contos e poesias. Em 1889, publicou trabalhos em jornais de Recife e na Revista do Brasil de São Paulo. Atuou, também, como redatora oficial da revista Lyrio, de Recife, em 1902. Foi ocupante da cadeira 23 da Academia Piauiense de Letras e patrona da cadeira 48 da Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno-Ceará. De sua obra, constam crônicas, contos e poesias e romances – todos eles publicados em diversos jornais e revistas do país.

SAIBA MAIS: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=773

ABDIAS NEVES


Abdias da Costa Neves nasceu em Teresina, Piauí, em 19/11/1886. Advogado, professor, jornalista e servidor público. Publicou: “Um Manicaca”, “Piauí na Confederação do Equador”, “A Guerra do Fidié”, “Moral Religiosa”... Morreu em Teresina, em 28/08/1928.

Muito cedo ainda conheceu a dureza da vida e a enfrentou com coragem e galhardia muito acima da sua idade e de suas próprias forças. Aos 15 anos ficou órfão de pai.
Fez o primário e os preparatórios em sua terra natal. Seguiu depois para Recife, matriculando-se na Faculdade de Direito, ali. Muito inteligente e aplicado aos estudos, seu curso superior foi uma colheita ininterrupta de louros.

[...] foi o único acadêmico aprovado com distinção numa turma de 39 bacharelandos, dos quais 26 foram reprovados e 12 aprovados simplesmente.

[...] Voltando a Teresina, Abdias foi juiz de direito interino de Piracuruca de 1900 a 1902, juiz substituto federal de 1902 a 1914 e secretário do Governo em 1914.

[...] Tocava flauta, violino e violão. Era exímio dançador, figura obrigatória nos salões de baile, principal diversão da capital naquele tempo.

Foi um grande jornalista. Aliás, para ele o jornal era tudo. Sem jornal não podia viver: sentia-se amesquinhado, desamparado, diminuído, desarmado como peixe fora d’água. O jornal era a sua arma predileta para comentar os fatos, orientar a opinião pública, fazer literatura. Belíssimas páginas literárias suas estão esparsas em A Pátria, O Monitor, A Notícia, O Dia e Litericultura.

[...] Abdias teve os seus momentos de pura arte e produziu belos versos, cumprindo assim entre os homens a sua “missão de sol” na expressão de Martins Napoleão.

Fonte: Monsenhor Chaves Obra Completa.

CELSO PINHEIRO


Filho de João José Pinheiro e Raimunda Lina Pinheiro, nasce na cidade de Barras (PI), em 24 de novembro de 1887, Celso Pinheiro, proveniente de uma família de 10 irmãos, entre os quais se destaca Breno Pinheiro e João Pinheiro, ambos escritores que assim como Celso, buscaram reconhecimento através das Letras.

Celso Pinheiro não chegou a concluir o estudo secundário, diferente do que aconteceu com seu irmão, João Pinheiro que formou-se no curso de odontologia em 1898 na Bahia. Órfão de pai aos 13 anos idade, perdendo também a sua mãe três anos depois, Celso logo previa os indícios daquilo que marcaria profundamente sua escrita.
Foi revisor chefe do Jornal “O Piauhy”, escrivão de polícia, professor de Literatura na escola Normal de Teresina, secretário do Liceu Piauiense e chefe do Instituto de Criminalista.
Grande parte das obras de Celso Pinheiro ainda encontram-se totalmente desconhecidas do público, restrito à sombra de intelectuais e pequenos círculos literários. Um dos grandes, talvez, o maior motivo, está ligado à vida boemia e desregrada levada pelo poeta e o teor da sua escrita ofensiva. As críticas mordazes direcionadas a burguesia lhe conferia pouco espaço para ascender profissionalmente e ser reconhecido, uma vez que a imprensa piauiense era fantoche nas mãos da política local. Ora, ninguém em sua sã consciência iria promover àqueles que transgridem as suas normas, muito menos aqueles que lhes emitissem palavras ofensivas.

Segue abaixo a relação completa das obras de Celso Pinheiro:

Cuore; Flor Incógnita; Dindinha; Dona Tristeza; Hino à dor; Sombras; Steppes; Poemas de Maior; Poentes; No Jardim de Academus; Tear de sol (3 volumes); Jardim de Mulheres (2 volumes); Poemas da Morte; Hino à França; Coroa de Espinhos; Prosa (2 volumes); O Incendiário de Teresina; Demócrito de Sousa Filho; Fernando de Noronha; U.D.N. – PI; Da Constituição; Euripidinas.

Fonte: Bárbara Silva Nunes - Revista Mafuá – Universidade Federal de Santa Catrina - UFSC

ALCIDES FREITAS


Alcides Freitas nasceu em Teresina, em 4 de julho de 1890. Estu¬dou no Liceu Piauiense, cursou Humanidades e, terminado o curso, em 1906, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia. Na defesa da tese de doutorado, na área de Fisiopsicopatologia, produziu um texto - Da Lágrima - que já revelava o grande poeta que existia dentro de si, pois era muito mais afim à literatura do que à ciência. A tese foi publicada em 1912, o mesmo ano da edição do livro Alexandrinos, escrito em parceria com o irmão Lucídio Freitas.
Publicado em outubro de 1912, o livro Alexandrinos mereceu elo¬gios de críticos de renome nacional, como Osório Duque-Estrada, autor do Hino Nacional Brasileiro, José Veríssimo, Clóvis Beviláqua e Laudemiro de Menezes. Também os piauienses, como Zito Baptista, An¬tônio Chaves, Abdias Neves e Cristino Castelo Branco, aplaudiram a obra de estréia do poeta.
Conta a professora Socorro Rios Magalhães que, antes mesmo do lançamento do primeiro livro, os jovens poetas Alcides Freitas e Lucídio Freitas já gozavam de grande prestígio entre os conterrâneos. "A par do pendor pelas letras, demonstrado desde a infância, e dos estudos superiores feitos fora do Estado, eram ainda filhos de Clodoaldo Freitas, naquele tempo já uma legenda no meio intelectual e político do Piauí", destaca a professora.

Fonte: TAVARES, Zózimo. Sociedade dos Poetas Trágicos. Vida e obra de 10 poetas piauienses que morreram jovens. 2ª ed. Teresina, Piauí: Gráfica do Povo, 2004. 122 p.
Colaboração de Elmira Simeão, página publicada em julho 2007.

NOGUEIRA TAPETY


O poeta Benedito Francisco Nogueira Tapety nasceu na fazenda Canela, em Oeiras, Piauí, no dia 30 de dezembro de 1890. Filho de Antônio Francisco Nogueira e Aurora Leite Nogueira. Irmãos: Maria de Jesus Nogueira Campos (Bembém), Amélia (Dengosa), Amália (Cheirosa), Joaquina (Quinquina), Jeconias (Barra), José (Zé) e Sebastião (Bastim) Nogueira Tapety.

Estudou as primeiras letras em sua terra natal. Fez curso preparatório em Teresina. Ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Recife, onde se formou em 1911.
Promotor Público, em 1912, da antiga capital do Piauí. Conselheiro Municipal. Idealizou a criação de uma instituição de artífices que redundou, posteriormente, na União Artística Operária Oeirense. Ano seguinte, Delegado-Geral de Teresina. Assessor do Governador Miguel Rosa.
Jornalista desde o tempo de estudante. Colaborou no "Diário de Pernambuco", do Recife. Na capital piauiense, tornou-se colaborador freqüente de "O Piauí" e enviava trabalhos para "O Diário", de Belém. Adotava o pseudônimo Mesquita Petiguara.

SAIBA MAIS: http://www.fnt.org.br/nogueira_tapety.php

FONTES IBIAPINA


João Nonon de Moura Fontes Ibiapina nasceu na fazenda Lagoa Grande, município de Picos, em 14 de junho de 1921. Segundo ele, "pego pra estudar já grande", veio para Teresina matricular-se no Colégio Diocesano. Formou-se pela Faculdade de Direito do Piauí, exerceu a magistratura durante muitos anos. Foi professor, diretor do Colégio Rural e Artesanal Pio XII, Juiz de Direito e membro do Conselho Estadual de Cultura, da Associação Profissional dos Jornalistas do Piauí, do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Primeiro presidente e um dos fundadores da Academia Parnaibana de Letras, fundada em 28 de julho de 1983 e oficialmente instalada em 19 de outubro, do mesmo ano. Na Academia Piauiense de Letras, ocupou a cadeira n° 9, cujo patrono é Alcides Freitas. Colaborou em periódicos, como "Opinião" (1953) e "Avante" (1952), sendo diretor desse último, órgão do Grêmio Centrista "Da Costa e Silva", (Não confundir com o "Avante" de 1958, dos alunos do Colégio Estadual Zacarias de Góis). Quando começou a escrever participava de concursos de contos promovidos pelas revistas "Cigarra" e "Alterosa", nas quais chegou a ser vencedor. Essa fase está registrada em seus dois primeiros livros: Chão de Meu Deus (1958) e Brocotós (1961). Já como escritor consolidado, foi 1° lugar no VII Concurso Nacional do Clube do Livro com o romance Vida Gemida em Sambambaia e Prêmio Mobral com Lorotas e Pabulagens de Zé Rotinho. O escritor faleceu a 10 de abril de 1986, em Parnaíba, Piauí.

SAIBA MAIS:
http://www.wigg.com.br/entretenimento/fontes-ibiapina-um-contador-de-historias/12612.html

ALVINA GAMEIRO



Alvina Gameiro nasceu em Oeiras em 1917 e faleceu em Brasília, em 1999. Poetisa, escritora, ficcionista, professora, romancista, contista, pintora, piauiense… Basta! Alguém com todas essas características merece ser lembrada. Estudou inicialmente em Teresina, em seguida no Rio de Janeiro, onde se formou em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes, e obteve graduação na Universidade de Colúmbia, NY – USA.
“Alvina é uma mulher multifacetada e que precisa ser mais conhecida pelos piauienses. Ela traz o traço do olhar feminino, que foi buscar no vaqueiro o nosso processo de identificação entre romances, poesia e contos”, afirma o professor Luis Romero, um dos organizadores do Salão do Livro do Piauí - Salipi.
Livros: 15 contos que o destino escreveu (Conto 1970); A Vela e o temporal (Romance e Novela 1957), Chico Vaqueiro no meu Piauí (Poesia cordel 1971); Contos do sertão do Piauí (Conto 1988), Curral de serras (Romance e Novela 1980); O Vale das Açucenas (Romance e Novela 1963); Orfeão de sonhos (Poesia 1967).

RUBERVAN DU NASCIMENTO

Rubervam Du Nascimento nasceu na Ilha de Upaon-Açu, Maranhão, vive e trabalha em Teresina. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Compõe a Editoria de Literatura da Revista de Cultura Pulsar. Publicou colunas e artigos literários em revistas e jornais. É verbete da Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa. Presidiu a União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE/PI. Participou de coletâneas de poesias e contos nas décadas de 70 e 80. Livros individuais editados: A Profissão dos Peixes, 2ª edição, revista e diminuída – Editora Códice/DF (1993); Marco-Lusbel desce ao inferno, 1º lugar no 1º Concurso Nacional de Poesia da Editora Blocos/RJ (1997); Os Cavalos de Dom Ruffato, Prêmio Literário "Cidade do Recife", categoria: poesia 2004 - Fundação de Cultura Cidade do Recife/PE (2005).


SAIBA MAIS:
http://www.jesuitas-pi.com.br/home/service/dim/artigo_v.asp?a=873&z=82&nocache=true
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=5861


WILTON SANTOS


José Wilton Santos nasceu em Jenipapeiro (10/081955), Picos, atual Francisco Santos (PI) e faleceu em Teresina, no Piauí, em 2003. Poeta, compositor e professor. Licenciado em Geografia. Professor da rede estadual de ensino. Foi classificado em vários concursos literários, entre os quais: primeiro lugar no Concurso Torquato Neto de Poesia, promovido pelo C. A. e Departamento de Letras da UFPI (1980); primeiro lugar no Concurso de Poesia Falada na Praça e 1º Lugar no Concurso Prêmio da Costa e Silva de Poesia, ambos promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado (1981 e 1982). Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí. Foi um dos fundadores da União Piauiense de Escritores. Publicou: "Cerca de Arame" (1979); "Diadema" (1982); "Mosaico" (1991); "Ciclo Vital" (1993), “Lente de Contato” (1995) e “Academia” (1997), poemas. Participou dos livros "Postais da Cidade Verde" (1988) e de "Poesia Teresinense Hoje" (1988), organizado por Adrião Neto.

LUÍS FRANCISCO DA ROCHA


Era intelectual talentoso e de fértil produção literária. Dentre suas obras, destacam-se Saga da Terra. Poesia. 1985; Coisas Piauienses na Visão Cabocla. Pesquisa Sobre Folclore. 1995; A Angústia em Sobressalto. Romance. Inédito; Pé de Conversa na Boca da Noite. Conto.
Vencedor de vários prêmios literários. Quatro promovidos pela Universidade Federal do Piauí (poesias), um pela Secretaria de Cultura do Piauí (monografia) e dois pela Fundação Estadual de Cultura do Piauí ( contos). Foi vencedor também do Prêmio Nacional Cidade de Manaus, promovido pela Prefeitura da capital amazonense, na categoria folclore, com o ensaio Folclore Piauiense.
Ele lutava contra um câncer há 7 anos e deixou 2 filhos: Márcio George e Andreza Carcará da Rocha. Seu corpo foi sepultado no Cemitério São Judas Tadeu, em Teresina. Luis Francisco era auditor fiscal do trabalho, tinha várias obras literárias publicadas e exercia ainda a profissão de professor da rede estadual de ensino. O prêmio, de dez mil reais, seria entregue ao folclorista piauiense, juntamente com a publicação da obra vencedora, na cidade de Manaus, em agosto de 2009.

Fonte: 45graus

JAMERSON LEMOS


Jamerson Moreira de Lemos nasceu em Recife (PE), em 22-12-1945 e faleceu em Teresina (5-8-2008). Poeta, deixando sua terra, viveu alguns anos em São Luís (MA). Jamerson Lemos foi da geração dos anos 60 – CLIP (Circulo Literário Piauiense), além de sua participação na vida cultural no meio piauiense, registrou-a valorosamente com dois prêmios importantes que recebeu, no Piauí: um da Academia Piauiense de Letras e outro da Fundação Cultural do Piauí, ambos de poesia. Desta forma, é impossível que o Piauí não o reconheça como seu poeta, aliás um dos mais singulares, como consta de “ A Poesia do Piauí no Século XX”, antologia organizada por Assis Brasil, Editora Imago, Rio, 1995.

Publicou: “Superfície do Vento” (1968); “Sábado Árido” (1985) e “Nos Subúrbios do Ócio” (1996),

PAULO DE TARSO


Paulo de Tarso Moraes nasceu a 24-03-1960 , em Teresina (PI) e faleceu a 26-07-1986, na sua cidade natal. Poeta e jornalista. Trabalhou nos jornais "O Dia", "O Estado" e "Jornal da Manhã" e na Assessoria de Imprensa do Governo do Piauí.

Integrou a equipe do Centro Piauiense de Ação Cultural e a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí. Pertencia ao Partido dos Trabalhadores, de Teresina. Fui chefe de Paulo de Tarso na Assessoria de Imprensa do Estado, onde exerci o cargo de diretor do Departamento Técnico de Jornalismo (DTJ) e sempre avalisei as viagens de Paulo de tarso Moraes para reuniões do PT fora do Estado.
Perguntei-lhe, em certa ocasião: - sua mãe sabe que você diz não acreditar em Deus?
Paulo de Tarso sorriu. Éramos bons amigos... Gostava da sua amizade...
Em reverência à sua memória, a Prefeitura Municipal de Teresina instituiu o Concurso de Reportagem Paulo de Tarso Moraes.
Bibliografia: "Borboleta" (1987), edição póstuma.

Fonte : José Fortes - Jornalista

PAULO VERAS


Paulo Trindade Veras nasceu em Parnaíba a 23 de fevereiro de 1953 e morreu em Fortaleza a 23 de fevereiro de 1983. Foi poeta, contista e professor.professor. Formou-se em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Ceará. Teve participação literária e jornalística em vários órgãos da imprensa, como “Escrita” (São Paulo); “O Saco” (Fortaleza); “O Povo” (Fortaleza) e “Tribuna da Imprensa” (Rio de Janeiro), além de ter publicado seus poemas em coletânea cearense, participando do grupo alternativo Siriará, e em jornais de Porto Alegre. Obteve o 1° lugar no Concurso Nacional Pena Aymoré, de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1978, com a obra O Centro da Pedra (Ita) e o 2° lugar no Concurso José Lins do Rêgo, com “O Derradeiro, D. Amélia”.

Faleceu ao completar 30 anos.

Publicou:
• Maus Antecedentes (em parceria com Leila Mícolis – 1981)
• O Centro da Pedra (1982)
• Os Corações Devem Ser Postos na Lata de Lixo (livro de contos)
• Queda de Braço (participação - antologia de contos)
• Poemágico (participação póstuma - antologia de poetas piauienses - 1985)

CUNHA E SILVA FILHO


Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ. Titular de língua inglesa aposentado do Colégio Militar. Lecionou literatura brasileira, língua inglesa no curso de Letras, inglês instrumental nos cursos de Comunicação Social da Universidade Castelo Branco.Ensaísta, crítico literário, cronista, tradutor, colaborador, desde 1963, em jornais e revistas, sobretudo do estado do Piauí. Autor de Da Costa e Silva: uma leitura da saudade (Editora da UFPI/Academia Piauiense de Letras, 1996; Da Costa e Silva: do cânone ao Modernismo. In; SANTOS, Francisco Venceslau dos. Geografias literárias - Confrontos: o local e o nacional. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2003, p. 113-124; Breve introdução ao curso de Letras: uma orientação. Rio de Janeiro: Editora Quártica, 2009. Tem mais três livros, As ideias no tempo, Aquela noite de Shakespeare e A sollidão na terra.Colunnista de Letra Viva, site Entretextos, de Dílson Lages. Colabora para o Diário do Povo, Teresina, Piaui. Seus interesses em literatura brasileira se concentram na relação entre literatura, pobreza e marginalidade.Da União Brasileira de Escritores(Piauí).

SAIBA MAIS:
http://asideiasnotempo.blogspot.com/2010/01/o-menino-o-pai-e-garapa_5577.html

DEUSDETH NUNES "GARRINCHA"


Cearense de Aracati, piauiense por adoção. Tarado por futebol, onde foi atleta, dirigente, cronista e historiador. Colunista desde 1964, em O Dia,Teresina (PI),com Um Prego na Chuteira (coluna). Humorista com atuações em palco e TVs piauienses. Autor de 12 livros sobre futebol e costumes piauienses. Viúvo duas vezes, sendo “bi-uvo”. Ah, advogado e político. Vereador por dois mandatos.

Publicou:"Um Prego na Chuteira I", Um Prego na Chuteira II",Um Prego na Chuteira III, Teresina Cheia de Graça, Rádio Calçada, As Tiradas de Mão Santa, As Histórias do Professor, A Saideira (De bar em bar),O Piauhylário, Foi Assim que Napoleão perdeu a guerra e As caras de Teresina. Também autor cordelista, destacando-se "A cobra do Motel", "A morte da doméstica", Mutirão dos enganados e "A vida e morte de Zé Galinha. Comentarista esportivo de rádio. Apresentador de programa de tv: "Chão da Gente". – Perfil feito pelo próprio Garrincha.

PEDRO COSTA


Pedro Nonato da Costa nasceu em 03/04/1962 em Alto Longá (PI). Filho de Raimundo Nonato da Costa e Maria Alves da Costa. Poeta, repentista e cordelista. Foi um dos idealizadores e principal fundador do Sindicato dos Cantadores e Poetas Cordelistas do Piauí, sendo o seu primeiro presidente. Organizou três coleções “Biblioteca do Cordel”, publicadas pela Fundação Cultural Mons. Chaves, reunindo vários cordelistas. Editor da revista De Repente. É Verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Em 2003, concorrendo com poetas do Brasil inteiro, logrou o 1° lugar no Concurso de Cordel, promovido pelo Metrô de São Paulo. Bibliografia: “A Morte do Cantador”; “Cavalo Brinco de Ouro”; “Mundo Todo Rimado”; “Brasil Cruzado”; “O Matuto Deputado”; “Muda Brasil”; “A Marca da Violência”; “Alto Longá e sua Gente”; “Reminiscências de Vovó Pangula”; “Dignidade no Trabalho”; “Tetra-Brasil”, Zé Bandeira e Ontõe e vários outros cordéis. Escreveu também um livro de história.

SAIBA MAIS:
http://www.overmundo.com.br/overblog/pedro-costa-o-dom-quixote-do-cordel


CUNHA NETO

Poeta, radialista, contador de “causos”, político, comerciante e lavrador. Cunha Neto (Campo Maior: 02/06/1924 – 07/02/2010) se iniciou em “cordel” em 1944, onde foi sócio da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, da Academia dos Poetas de Uruguaiana [RS]; da Federação Brasileira dos Poetas do Brasil, Brasília [DF]. Publicou 130 folhetos dessa literatura, dentre eles: “Amigos de Campo Maior” e “Nossa Terra, Nossa Gente”. Membro da Academia Campomaiorense de Arte e Letras – ACALE.

...Zé Cunha Neto era um autêntico cordelista, também chamado de poeta de gabinete, porque maneja a palavra escrita, mas não era um repentista, cuja principal característica é improvisar, acompanhando-se por uma viola. Foi meu amigo e amigo de meu pai. Quando tomei posse de minha cadeira na Academia do Vale do Longá, Zé Cunha me prestou uma enternecedora homenagem, declamando um poema de sua autoria sobre a minha pessoa. Não precisaria acrescentar que fiquei deveras comovido. Isso significa que o poeta era despojado da mesquinha inveja e sabia reconhecer as qualidades de outra pessoa, de outro poeta. Era um cidadão de bem e do bem. Sua mulher, dona Ana, foi uma boa e sábia companheira, que soube amparar e compreender o grande poeta popular. Nos últimos anos, vinha amargando forte depressão, que torturava seu espírito, tornando-o quase recluso, retraído, quando outrora fora alegre, expansivo e sociável. Lembrando-me dos seguintes versos de Antero de Quental: “Na mão de Deus, na sua mão direita, / Descansou afinal meu coração”, tenho a certeza de que o coração bondoso e tão sofrido do poeta Cunha Neto encontrou abrigo, amparo e lenitivo na destra do Senhor. – Elmar Carvalho

BARRIPI


José de Ribamar de Pinho Barros nnasceu a 31-05-1940 - Coroatá (MA). Filho de Antônio Vieira Barros e Luiza Palhano Pinho. Poeta, cordelista. Começou a versejar aos 12 anos e não parou mais. É o editor da revista “Caderno de Cordel – O Farol da Cultura Popular”, atualmente denominada de “Brasil Nordeste”. Membro da UBE/PI. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1999), de Adrião Neto. Bibliografia: “O Cordel na Voz do Povo” (1998), livro de poemas; “A Discussão do Cachorro com o Gato”; “Chico Torto e João Errado”; “A Copa de 94”; “O Verbo Ter Rimado”; “ABC da Pobreza”; “Um Candidato Legal”; “Rei Midas”; “João Esquisito e seu Casamento” e vários outros cordéis. Participou do livro “Cordéis” (2000) e da “Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso” (1999), ambos organizados por Adrião Neto.

GISLENO FEITOSA


Gisleno Feitosa nasceu a 21/11/1949, em Iguatu-CE. Médico com pós-graduação em Ginecologia; membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Academia de Medicina do Piauí, Academia de Letras do Vale do Longá e Sociedade Brasileira de Escritores Médicos. Cronista, Contista, Poeta. Obra publicada: “Vide Bula para Viver Melhor”. Co-autor de “Florilégio Poético”, livro editado pela Sociedade Gaúcha de Médicos Poetas.


SAIBA MAIS:
http://www.portalentretextos.com.br/dicionario-de-escritores/gisleno-feitosa,152.html

JÚLIO ROMÃO


Júlio Romão da Silva nasceu em Teresina em 22/05/1917. É jornalista, poeta, etnólogo, teatrólogo, bacharel em Letras, em História e Geografia. Publicou: “Evolução do Estudo das Línguas Indígenas do Brasil, entre outros. No teatro: “José, o Vidente ou as Videiras do Faraó” – Prêmio Academia Brasileira de Letras.

SAIBA MAIS : http://www.meionorte.com/osmarjunior,osmar-homageia-julio-romao-na-camara-dos-deputados,125343.html

CLÓVIS MOURA


Clóvis Steiger de Assis Moura nasceu em 10 de julho de 1925, em Amarante, no Piauí. Jornalista, historiador, poeta, sociólogo, professor e escritor.

Membro de uma família de classe média-baixa, filho de mãe branca e pai negro tem, entre seus antepassados, um barão do Império prussiano, seu bisavô Ferdinando Von Steiger; pelo lado paterno, a escrava Carlota, sua avó e escrava de seu avô, senhor de engenho do Nordeste açucareiro. Clóvis, ainda criança, mudou-se com a família para Natal (RN), onde residiu de 1935 a 1941. Ali, a partir da Insurreição Comunista de 1935, passou a simpatizar com as idéias da esquerda. Iniciou seus estudos num colégio de padres maristas, o Colégio Santo Antônio. Ainda muito jovem fundou, à revelia dos irmãos maristas, o Grêmio Cívico-Literário "12 de Outubro", onde eram realizadas reuniões semanais para discussão de literatura e política. Segundo Moura, o grêmio cresceu e prosperou, chegando a possuir quarenta membros, participantes ativos, "cada um com seu patrono à maneira da Academia Brasileira de Letras". Comenta, ainda, que "o Grêmio contou com sócios honoráveis, como Luís da Câmara Cascudo, Elói de Souza, dentre outros autores regionais de renome". Possuiu também um jornal literário de nome O Potiguar, sob sua direção, no qual publicou o primeiro de muitos artigos sobre o Brasil, este versando sobre a Inconfidência Mineira.
Quando Clóvis Moura e seu irmão se mudaram para Salvador, em 1942, findou-se o Grêmio, muito conhecido pelos debates e publicações literárias. Na Bahia, Clóvis não chega a graduar-se em Humanidades naquele ano, e ingressou na carreira jornalística por meio do jornal O Momento, diário do Partido Comunista do Brasil - PCB.

SAIBA MAIS:
http://www.espacoacademico.com.br/032/32cruy.htm
http://www.geledes.org.br/historia/clovis-moura-5-anos-sem-o-qpensador-quilombolaq.html

FRANCISCO PEREIRA DA SILVA


Francisco Pereira da Silva - Campo Maior (PI) 1918 - Rio de Janeiro (RJ) 1985. Autor. Dramaturgo ligado à temática popular e ao universo nordestino,tem parte de sua obra encenada no Rio de Janeiro, principalmente pelo Teatro Jovem, grupo preocupado em teatralizar a realidade brasileira nos anos 60.
Depois de estudar em Teresina e São Luís do Maranhão, muda-se para o Rio de Janeiro em 1942 para estudar direito, mas acaba formando-se em biblioteconomia, e trabalhando, até a sua morte, na Biblioteca Nacional.
OBRAS: Sua primeira peça montada é Lázaro, lançada pelo Teatro Duse, com direção de Pernambuco de Oliveira, e distinguida pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, com o prêmio de revelação de autor, em 1952. Caso do Chapéu, Memórias de Um Sargento de Milícias (adaptação), Graça e Desgraça na Casa do Engole Cobra (1958), Romance do Vilela (1960 - Prêmio Círculo Independente de Críticos Teatrais), Cristo Proclamado(1960), Chapéu de Sebo, 1962, O Vaso Suspirado e A Nova Helena (duas peças curtas apresentadas num mesmo espetáculo), 1963, e O Chão dos Penitentes, 1965; O Chão dos Penitentes, 1965; Raimunda, Raimunda, que Paulo Afonso Grisolli monta em 1973, é seu último lançamento em cena.
Francisco Pereira da Silva deixa um significativo número de obras inéditas, entre as quais duas peças importantes: A Caça e o Caçador, poema dramático sobre as migrações nordestinas; e Amo por Amar, Que é Liberdade, drama épico sobre a vida de Gregório de Mattos, talvez a obra-prima do autor.

Francisco Pereira da Silva é também autor de roteiros cinematográficos; e, durante alguns anos, crítico teatral do Diário Carioca e da Última Hora.

SAIBA MAIS – Um apanhado completo de um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira está aqui neste primeiro link:
http://blogdozancm.blogspot.com/2009/09/o-memorial-francisco-pereira-da-silva.html

E AQUI TAMBÉM:
 http://bitorocara.blogspot.com/2010/04/ilustre-desconhecido.html

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=747

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=cias_biografia&cd_verbete=630


O Chão dos Penitentes , 1965
Acervo Cedoc/FUNARTE
Registro fotográfico autoria desconhecida
Montagem: Teatro Jovem
Em cena, entre outros atores, Othoniel Serra, Oswaldo Louzada, José Damasceno, José Wilker, Dinorah Brillante, Luis Espindola e Esther Mellinger

ABDIAS SILVA


"Qualquer notícia, mesmo a mais importante, cabe em 30 linhas! Mas, ô, Abdias, e se a bomba atômica explodir? Perguntou o iniciante Paulo José Cunha. E ele: "É a mesma coisa, bota tudo em 30 linhas. Vai ter tão pouca gente pra ler, que 30 linhas continua sendo um bom tamanho pra contar a história...".

Abdias Silva nasceu em Campo Maior, Piauí, e conviveu, nas escolas que cursou, com o ex-Senador e ex-Governador de Minas,Francelino Pereira, e com o jornalista Carlos Castelo Branco. Com a ida de Francelino para Minas e de Castelinho para o Rio, Abdias passou a acalentar o sonho de se transferir para o Sul. Teve a idéia, então, de enviar uma carta ao escritor Érico Veríssimo, em Porto Alegre.
Tinha apenas 16 anos de idade. O texto da carta encantou o escritor, que enviou telegrama “Via Western”, com poucos dizeres: “Venha, já acenei com o Dr. Breno Caldas um emprego para você no Correio do Povo. Caldas era dono do jornal. E, numa época de transporte pouco favorável, Abdias Silva viajou de navio, um Ita do Norte, fez escala em Salvador, onde deveria encontrar-se com Érico Veríssimo, que estaria de passagem dos Estados Unidos, mas houve um desencontro e ele foi então à residência de Jorge Amado, anunciando à porta que era um jornalista. Amado o recebeu com uma indagação: “Você
é o Abdias Silva?” Abdias confirmou e quis saber como ele, Amado, sabia seu nome. “O Érico me telegrafou, pedindo-me que o recebesse. Ele – o escritor viajaria ao exterior – adiou a viagem por atraso no visto”.
Em Porto Alegre, com a recomendação de Érico Veríssimo, Abdias passou a integrar a redação do Correio do Povo que mais tarde o transferiu para o Rio, para a cobertura do Senado e da Câmara dos Deputados.
Poucos anos após a transferência da Capital para Brasília, Abdias também foi transferido para a sucursal do Correio, passando a trabalhar depois no Jornal do Brasil e em o Estado de S. Paulo.
Grande amigo de Castelinho, Abdias era o primeiro a ler a Coluna do Castelo, que era, então, o mais importante artigo da imprensa brasileira. Ele a lia no original, na redação da Sucursal do JB. Às vezes, quando Castelo viajava, Abdias escrevia a coluna.

SAIBA MAIS: http://jd.netto.zip.net/

CARLOS CASTELO BRANCO


Carlos Castelo Branco, jornalista, contista e romancista, nasceu em Teresina (PI) em 15 de junho de 1920, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1º de junho de 1993. Manteve uma coluna de política no Jornal do Brasil que se tornou um marco na imprensa brasileira. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Publicou, entre outros: Os Militares no Poder e Introdução à Revolução de 1964.

SAIBA MAIS - A vida deste notável jornalista piauiense está aqui neste link: http://www.carloscastellobranco.com.br/

O.G. REGO


Orlando Geraldo Rego de Carvalho nasceu em Oeiras, Piauí, no dia 25 de janeiro de 1930. Aos 10 anos de idade já colaborava para jornais com seus escritos, mas, sua inspiração para escritor deu-se depois da leitura do O Guarani. Bacharel em Direito, professor, escritor e funcionário aposentado do Banco do Brasil, O. G. Rego integrou o Grupo Meridiano e pertence à Geração 45. Juntamente com o poeta H. Dobal e o crítico M. Paulo Nunes, lançou em 1949 a revista "Caderno de Letras Meridiano", um marco dentro do Modernismo Piauiense. É ocupante da cadeira número 6 da Academia Piauiense de Letras. Sua obra resume-se a três obras: “Ulisses Entre o Amor e a Morte”, “Rio Subterrâneo”, “Somos Todos Inocentes”, “Ficção Reunida”, mas que o coloca entre os maiores nomes da literatura. Atualmente, reside em Teresina, Piauí. Sua obra mais marcante é Rio Subterrâneo, quando o escritor expõe de forma crua as neuroses, conflitos, medos, loucura e solidão de seus personagens.

H. DOBAL


Hindeburgo Dobal Teixeira (1927-2008). Poeta consagrado, premiado, tradutor, servidor público aposentado, cidadão do mundo que morou em Teresina, Rio de Janeiro, Brasília, Londres e Berlim,

Publicou: O Tempo Consequente (1966), O Dia Sem Presságios (1970, Prêmio Jorge de Lima), A Viagem Imperfeita ( (1973), A Província Deserta (1974), A Serra das Confusões (1978, editada por Cineas Ssntos, com ilustrações geniais de Albert Piauí, saiu originalmente em A Província Deserta), A Cidade Substituída (1978), El Matador (1980, em forma de folheto, com xilogravura de Fernando Costa, editado por CS, saiu originalmente em O Dia Sem Presságios), Os Signos e as Siglas (1986, ilustrada por AP e editado por CS), Uma Antologia Provisória (1988), Cantiga de Folha (1989), Roteiro Sentimental e Pitoresco de Teresina (1992), Ephemera (1995), Grandeza e Glória nos Letreiros de Teresina (1997), Lírica (2000), Um Homem Particular (contos, 1987, ilustrado por AP), Gleba dos Ausentes - Uma Antologia Provisória (2002).

SAIBA MAIS:

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernob/2005/07/16/jorcab20050716008.html

http://www.revista.agulha.nom.br/1ecaminha3.html

http://www.dopropriobolso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=163:h-dobal-a-poetica-do-homem-e-outros-bichos-esquecidos&catid=45:obras-literarias&Itemid=56

MENESES Y MORAIS


Menezes y Morais é o pseudônimo de José Menezes de Morais, jornalista e professor. Nasceu e viveu a infância em Altos, Piauí. Está em Brasília desde 1980. Sua estréia literária foi em 1975 com Laranja partida ao meio. Já publicou nove livros de poesia (até 2005), sendo o último Na micropiscina da lágrima feliz (Brasília, 1999). É um promotor cultural, liderando o Coletivo de Poetas, movimento criado em 1992 que leva amantes da poesia e da música para encontros em bares da cidade.

SAIBA MAIS:
http://www.germinaliteratura.com.br/pcruzadas_triptico_mym_mar07.htm

MÁRIO FAUSTINO


Mário Faustino dos Santos e Silva nasceu em Teresina (PI) em 22 de outubro de 1930. Foi jornalista, tradutor, crítico literário e poeta. Morreu em Lima, no Peru, com apenas 32 anos de idade num desastre aéreo. Publicou: “O Homem e sua Hora” (1955) e teve seus melhores poemas publicado pela Global Editora.
Com apenas 32 anos de idade, Faustino tinha sua trajetória interrompida de forma brutal. Perdeu a poesia brasileira um dos seus mais brilhantes e talentosos criadores. Poeta, tradutor, crítico e jornalista, Faustino teve atuação intensa do final dos anos 50 ao início dos 60, do século XX, agitando nosso cenário poético com sua presença viva e polêmica, principalmente através da página "Poesia-experiência", que ele concebeu e editou no então inovador “Suplemento Dominical” do “JB”.


http://www.dopropriobolso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169:mario-faustino-o-homem-e-sua-hora&catid=45:obras-literarias&Itemid=56

EXCLUSIVO!
Foto do Boeing 707 PP-VJB, o mesmo que explodiu nos céus de Lima, Peru, com o escritor piauiense Mário Faustino a bordo.

Em agosto de 1961, a Varig adquiriu o controle acionário do consórcio REAL-Aerovias-Nacional. Entre as linhas operadas pelo consórcio, estava uma ligando o Rio de Janeiro a Los Angeles e Toquio, no Japão. A Varig colocou, a partir de 18 de novembro de 1961, o Boeing 707 nessa linha, mas somente até Los Angeles, com escalas em Lima, Bogota e Cidade do México.

Foi justamente nessa linha de Los Angeles que a Varig sofreu sua primeira grande tragédia da era do jato. A tripulação do PP-VJB, na madrugada do dia 27 de novembro de 1962, cometeu um erro de navegação na aproximação para o Aeroporto de Lima-Callao, no Peru, e o avião bateu na montanha de La Cruz, vitimando todos os 17 tripulantes e 80 passageiros a bordo. As 97 vítimas do voo 810 sustentaram por 11 anos o infeliz recorde de maior acidente com uma aeronave comercial brasileira, até o desastre do voo Varig 820, em Paris, em 1973.

PESQUISA / PICINEZ-Piauí na intenet

ASSIS BRASIL


Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu no dia 18 de fevereiro de 1932 em Parnaíba, Piauí, cidade onde existe uma fundação cultural com o seu nome. É romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Como crítico literário, atuou intensamente na imprensa brasileira, especialmente no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo e na revista O Cruzeiro, Enciclopédia Bloch e Revista do Livro. Ele é o membro número 36 da Academia Parnaibana de Letras. Embora ainda não faça parte da Academia Brasileira de Letras, existe uma forte movimentação neste sentido.

Recuando a carreira artística, Assis Brasil começou com teatrinho organizado por sua mãe em Parnaíba. Era uma espécie de vaudeville musicado e falado. A representação ficava a cargo de alguns garotos da cidade, revertendo o valor das entradas em benefício da igreja local. A mãe tocava piano e declamava, e ASSIS BRASIL, num trio fazendo o papel de engraxate, cantava e dançava, aos dez anos de idade...

SAIBA MAIS: http://assisbrasil.org/almeida.html

Prof. ARIMATHÉA TITO FILHO


José de Arimathéa Tito Filho nasceu em Barras (PI) em 22 de outubro de 1930. Foi jornalista, filólogo, escritor, crítico literário, poeta e presidente da Academia Piauiense de Letras por mais de 21 anos consecutivos. Morreu em Teresina em 1992. “Publicou Teresina meu Amor”

SAIBA MAIS: http://acervoatitofilho.blogspot.com/2010/06/setenta-anos.html

http://www.portalentretextos.com.br/dicionario-de-escritores/jose-de-arimathea-tito-filho-a-tito-filho,27.html

RAIMUNDO NONATO "SANTANA"


Raimundo Nonato Monteiro de Santana nasceu em Campo Maior, em 27 de fevereiro de 1926. Professor, bacharel em Direito e escritor. Publicou: “Aspectos de uma Ideologia para o Desenvolvimento”; “Perspectiva Histórica do Piauí”; “Evolução Histórica da Economia do Piauí”; “Apontamentos para a História Cultural do Piauí” Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, Raimundo Santana já foi professor da Universidade de Brasília - UNB e deu relevante contribuição para a formação da Universidade Federal do Piauí. É no seu retorno ao Piauí, em 1990, "que ele desenvolve suas idéias mais ambiciosas", que migram da globalização aos temas ligados à cultura e ao patrimônio imaterial de nossas sociedades.

POLÍTICA - A vitória do jovem Raimundo Santa

Numa época em que os prefeitos costumavam ser senhores “coronéis”, eleitos ou nomeados; com algum avantajado na idade, a UDN escolhe o “menino” Santana, 25 anos, civil, para encarar uma acirrada batalha política contra o Sr. João Crisóstomo de Oliveira, candidato dos pesos pesados do getulismo do PSD: Médico e 1º Tenente Sigefredo Pacheco, Coronel Miranda e Coronel Waldeck Bona. A tropa do jovem Santana levou vantagem do início ao fim por causa da moral altíssima, indispensável em qualquer tipo de embate. Minha mãe Alaíde, entusiasta da campanha, fala que o entusiasmo dos jovens levava, literalmente, o futuro prefeito na “cacunda” (nos ombros). Aos gritos de “Santana! Santana!”, a passeata saia da residência dos seus pais, próxima ao colégio Valdivino Tito, até a Praça Bona Primo. Na volta, uma parada na Praça do Relógio (atual prefeitura) para um vibrante comício. E como numa guerra há sempre baixas, infelizmente, essa se deu do lado da UDN. Um cabo eleitoral do partido da União Democrática Nacional, de nome, França Catura, foi assassinado num beco próximo à Praça Rui Barbosa, no auge de mais um nervoso acontecimento político em Campo Maior. Bodes expiatórios foram procurados e não encontrados. De nada mais adiantava. Estava eleito, Raimundo Nonato Monteiro de Santana, em 1951, o Mais Jovem Prefeito do Piauí.

SAIBA MAIS: http://bitorocara.blogspot.com/2008/10/vitria-da-juventude.html

PAULO MACHADO


Paulo Henrique Couto Machado pertence a um dos grupos mais novos de poetas piauienses: Geração de 70. Paulo Machado, nasceu em Teresina no dia 23 de julho de 1956. Ganhou vários prêmios na ficção, nos Concursos de Contos e de Poesias. Participou de várias antologias poéticas e tem três livros publicados: 'Ta Pronto, Seu Lobo? (poemas - 1978), 'A Paz do Pântano' (Poemas- 1982)) e 'Na Trilha da Morte' (sobre a morte dos índios). Os cursos básicos e superiores foram feitos em Teresina. Paulo Machado é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Direito Agrário. Além da participação em revistas e outras publicações alternativas, como Ciranda (1976), Paulo Machado editou o jornal Floretim (1984), duas publicações que motivaram os movimentos culturais em Teresina, nas décadas de 70 e 80.

Ao prefaciar o livro 'Tá Pronto, Seu Lobo?' (1978), o escritor Cineas Santos escreveu: "Grande parte dos poemas que constituem este livro tem gosto de reportagem de rua: são flashes de uma cidade que se transforma, que se desumaniza (perdoem o lugar comum), pela ação (in)consciente dos donos da vida".

Post card/57

Na praça Marechal Deodoro
Às nove horas falavam
Da UDN e do american-can

Um louco o Jaime fazia ponto no cruzamento
Da Barroso com a Senador Pacheco sem saber
Que há tempos existia a guerra fria

Quinta-feira era dia de matar o tempo
Na praça Pedro Segundo enquanto sapos
Copulavam nos lajedos do tanque

Nas tertúlias do Clube dos Diários
Uma geração embarcava no marasmo
Esquecendo tudo mais

Nos canteiros da Avenida Frei Serafim
Os cupins construíam suas casas
Fiando estranha quietude
No bar Carnaúba o sol roia o marrom
Das tabículas das mesinhas ao passo que
Os homens de casimira cinza faziam planos

Na Paissandu os bêbados
Pregavam a subversão
E um bolero esquentava as estranhas da noite

CINEAS SANTOS



Cineas das Chagas Santos nasceu em Campo Formoso, município de Caracol (PI), em setembro de 1948. Vive em Teresina desde 1965. Professor, editor e livreiro, fundou, com alguns companheiros de geração, o jornal alternativo “Chapada do Corisco” (76/77). É proprietário da Oficina da Palavra, espaço cultural teresinense, e coordenador do grupo A Cara Alegre Do Piauí, projeto de interiorização da cultura – música, literatura e artes plásticas. Publicou: Miudezas em Geral (poesia); Tinha que Acontecer (contos); ABC da Ecologia (cordel); Aldeia Grande (humor) e o Menino que Descobriu as Palavras (infantil).

O “Ancião”, professor de Português e Literatura de várias gerações de estudantes piauienses, foi um dos idealizadores e organizador do SaLiPi (Salão do Livro do Piauí), evento que anualmente reúne livreiros, editoras e público leitor em torno a diversas atividades culturais, palestras, debates, oficinas e exposições.

Cineas Santos é também o autor da letra do Hino oficial de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges, que compôs a melodia.

SAIBA MAIS:
http://www.revista.agulha.nom.br/1ecaminha4.html



SALGADO MARANHÃO


José Salgado Santos, mais conhecido como Salgado Maranhão, nasceu em Caxias, no Maranhão e viveu muitos anos em Teresina onde fez sólidas amizades com o pessoal que fazia cultura na capital do Piauí. Tem 48 anos e vive no Rio de Janeiro desde 1973. Seus primeiros poemas foram editados na antologia “Ebulição da escrivatura”, publicada pela Civilização Brasileira, em 1978. Esta antologia foi organizada por Salgado Maranhão, Antonio Carlos Miguel e Sergio Natureza. O livro marcou a inserção de Salgado na poesia carioca. Foi também um dos primeiros livros da poesia marginal a serem publicados por uma grande editora, por isso e, sobretudo, pelo mérito de seus autores teve grande repercussão na mídia e entre os críticos.

Além deste, Salgado publicou: Punhos da serpente (Rio de Janeiro, Achiamé, 1989); Palávora (Rio de Janeiro, Sette Letras, 1995 ); O beijo da fera (Rio de Janeiro, Sette Letras, 1996); Mural de ventos (Rio de Janeiro, José Olympio, 1998), este rendeu ao poeta o mais do que merecido Prêmio Jabuti; “A Pelagem da Tigra”, em 2009.

"Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial" (Ferreira Gullar).

RAMSÉS RAMOS


Ramsés Bahury Ramos nasceu em Teresina, Piauí, em 1962, descendente de família de músicos. Viveu em Brasília e trabalhou nas Nações Unidas, como chefe do Cerimonial e de Relações Internacionais. Viveu também na Tchecoeslováquia e na Espanha. Faleceu na Rússia em 1998.

Lançou seis livros de poesia: Dois Gumes (1981), com Rosário Miranda; Envelope de Poesia (coletivo); Dança do Caos (1981), com Kenard Kruel, Eduardo Lopes, William Melo Soares e Zé Magão; Percurso do Verbo (1987); Baião de Todos (coletivo, 1996); e Poemas da Paixão (Praga, 1992).

TORQUATO NETO


Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944. Filho de promotor público e professora primária, estudou no mesmo colégio que Gilberto Gil, em Salvador, tornando-se amigo do compositor e conhecendo também os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Em 1962 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou um curso de Jornalismo. Sem o diploma, começou a exercer a profissão em diversos jornais cariocas.
Foi um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, participou da famosa capa do LP Tropicália ou Panis et Circenses (sentado ao lado de Gal Costa) - nesse disco estão incluídas duas de suas composições: Mamãe, Coragem e Geléia Geral (considerada o verdadeiro manifesto tropicalista).
Um dia após completar 28 anos de idade, ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"

Era 10 de novembro de 1972 - e o Brasil perdia um de seus maiores e mais geniais poetas.

PAULO JOSÉ CUNHA


Paulo José (Araújo da) Cunha é piauiense, ex-repórter de O Globo (2 anos), Jornal do Brasil (8 anos) e TV Globo (12 anos). Na TV Globo, foi o coordenador, em Brasília, da cobertura das atividades da Assembléia Nacional Constituinte. Especializou-se na cobertura política, iniciada em 1977. É diretor de documentários e comerciais de TV, alguns deles premiados em festivais. É autor de “O Salto sem Trapézio” (poesia), “A Noite das Reformas” (análise dos bastidores da revogação do AI-5), “A Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês” (estudo sobre a linguagem popular do povo piauiense), “Vermelho, um Pessoal Garantido” e “Caprichoso, a Terra é Azul (livros de arte sobre a Festa do Boi-bumbá de Parintins-AM). Participou das antologias “Poesia de Brasília” (org. Joanyr de Oliveira), “Mais Uns – Coletivo de Poetas” (Coord. Menezes y Moraes), “P2” (org. Cinéas Santos), “Perfume de Resedá” (Oficina da Palavra – 2009). Autor de um dos capítulos de “Marketing Eleitoral – A Viagem da Reeleição” (org. George Mendes) e de “Imprensa e Poder no Brasil”, edição da Editora da UNB (no prelo). Professor de Telejornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), onde dirigiu o Centro de Produção de Cinema e Televisão.
Paulo José Cunha atualmente é apresentador da TV Câmara onde tem um programa de entrevista chamado Comitê de Imprensa. 

VEJA TAMBÉM:

PROGRAMA CENSURADO
Aqui embaixo, o link de uma edição do programa Comitê de Imprensa do dia 11 de março de 2009 que foi retirado do ar numa clara intervenção do então ministro chefe do STF, Gilmar Mendes que telefonou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB de São Paulo, e pediu a retirada do conteúdo da página da internet e a suspensão da veiculação na grade da TV Câmara. O pedido de Mendes foi prontamente atendido.

http://www.joildo.net/video/o-programa-da-tv-camara-que-foi-censurado-por-temer-e-gilmar-mendes/

O programa Comitê de Imprensa continua no ar.




ENÉAS BARROS


Eneas do Rêgo Barros nasceu em Teresina, Piauí. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Piauí. É especialista em Planejamento Turístico pela Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco e em Jornalismo e Marketing pela Universidade de Nebraska – Lincol, EUA. É Grente de Marketing da cadeia de restaurantes Favorito. Publicou: “Piauí, terra querida”, “Em verdade vos digo”, “Parabélum”, “Macauã”, “ O Turco e o Cincelador” e “15:30”.

“Ao longo de minha experiência literária, descobri que o escritor nunca é movido por um tema específico. Às vezes, sem dar-se conta e sem induzir nada em especial, surge uma história que a sua verve literária prevê. Foi o que aconteceu com Truman Capote, quando escreveu “A sangue frio”, inaugurando o romance de não ficção ou o romance reportagem”.
“A minha prioridade é escolher sempre uma boa história para contar; é estar pesquisando um tema; é me envolver com personagens reais ou ficcionais; enfim, é saber escolher um bom tema”.

ENTREVISTA COM ENÉAS BARROS:
http://www.portalentretextos.com.br/noticias/entrevista-com-eneas-barros-autor-de-15-50,925.html